A Legendary Entertainment, produtora que co-financiou “Duna” e “Godzilla vs. Kong”, pode mover uma ação contra a Warner Bros. O descontentamento reside na decisão do estúdio de enviar os filmes ao HBO Max ao mesmo tempo em que estreariam no cinema.
A Legendary financiou uma porção significativa de “Duna”, que custou aproximadamente 175 milhões de dólares, e também “Godzilla vs. Kong”, que precisou de cerca de 160 milhões. Apesar disso, a empresa foi amplamente mantida de fora da informação de que seus filmes seriam incluídos no plano da Warner Bros. ‘de enviar 17 filmes – toda a sua lista de 2021 – para o serviço de streaming por assinatura e para quaisquer cinemas abertos.
Fontes próximas ao imbróglio dizem que as lideranças da Legendary estão tentando conversar com a Warner a respeito dos filmes vindouros. As duas empresas tem colaborado frequentemente ao longo dos anos em títulos com as franquias “Batman” (Christopher Nolan), “Se Beber, Não Case!” e “Godzilla”. A Legendary espera negociar um contrato mais generoso, mas não descarta um processo se as partes envolvidas não entrarem em acordo. Outra possibilidade reside em a Warner comprar da Legendary os direitos sobre os filmes. Ainda não há ações movidas legalmente, mas algo poderia acontecer até o fim da semana. Não está claro quais bases legais a Legendary usaria para contestar a decisão, embora isso provavelmente envolva alguma quebra de contrato.
Nenhuma das duas empresas comentou a questão oficialmente.
Transparência em jogo
Parte da frustração da Legendary é que, apesar de financiar os dois filmes, a produtora não teve voz na decisão sobre a forma como os longas serão lançados. Além disso, a companhia sentiu que a Warner não estava sendo transparente em suas intenções. Há alguns meses, a Netflix discutiu uma venda possível de “Godzilla vs. Kong” por 50 milhões, mas a WarnerMedia, que tem a Warner Bros. entre suas propriedades, impediu o acordo.
Denis Villeneuve, o diretor de “Duna”, também está desapontado com o plano da HBO Max e preferiria um lançamento tradicional nos cinemas para seu filme, de acordo com fontes internas. A ideia é que a adaptação seja a primeira de duas partes que mostrem o conto de Frank Herbert de 1965. O épico de ficção científica, com Timothee Chalamet, Oscar Isaac e Zendaya, foi inicialmente liberado para produção com o objetivo das telonas. É cedo para saber se a sequência teria a mesma rota do primeiro filme. Outros cineastas envolvidos no filme também se encontram, em particular, descontentes com a iniciativa.
“Godzilla vs. Kong” estreia em maio de 2021, enquanto “Duna” chega aos cinemas em outubro do ano que vem.
Fonte: Variety