campus

Campus Party Brasil | Destaques do evento

Compartilhe isso:

A 16ª edição da Campus Party Brasil, realizada entre 9 e 14 de julho de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo, encerrou suas atividades destacando o impacto da tecnologia na sociedade e promovendo discussões sobre o marco regulatório da inteligência artificial. O evento atraiu mais de 100 mil visitantes na área gratuita e contou com 12 mil campuseiros e seis mil alunos de escolas públicas de São Paulo na Arena.

Inclusão Digital e Tecnologia

Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, comemorou o sucesso do evento, enfatizando a importância da inclusão digital para o futuro do país. A participação de alunos de escolas públicas de São Paulo foi destacada como um passo significativo para garantir que jovens carentes tenham acesso às oportunidades proporcionadas pela tecnologia.

Primeiro Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial

Um dos destaques do evento foi o 1º Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial. Correalizado pelo Instituto Campus Party, Cappra Institute e ITS Rio, o fórum reuniu sociedade civil, academia, empresários e políticos para debater o uso da IA e discutir a criação de regulamentações adequadas. Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, ressaltou a importância de um marco regulatório robusto para a proteção de direitos individuais e o fomento à inovação.

Atividades na Arena

Os campuseiros presentes na Arena, a área paga da CPBR16, tiveram acesso a 20GB de internet, além de mais de 400 palestras e atividades. Destaques incluíram a palestra “Explorando o Futuro da Inteligência Artificial” com Marcelo Tas e “O Poder da Conversa” com Fátima Pissara, CEO da Mynd. Ao longo dos seis dias, os palcos Whats´Next, Petrobras e Loterias Caixa receberam nomes como Ricardo Cappra, Peter Jordan, Angélica Oliveira e Pyong Lee.

Sucesso na Área Open

A Área Open, espaço aberto e gratuito ao público, contou com atrações como o Printer Chef, com workshops de culinária molecular, e a Campus Play, com campeonatos de eSports e workshops. Destaque para a exposição de videogames antigos na Game Party e as batalhas de robôs organizadas pela Robocore, que atraíram mais de 1,3 mil competidores.

Competições e Hackathons

Entre as competições, o Printer Chef teve como vencedor o chef Rafael Santos. Nos torneios de eSports, destacaram-se as equipes Pancadão (Valorant), Stellae Gaming (Rainbow Six) e Alpha 7 Esports (Mobile Legends). A Maratona de Negócios e o Startup 360º, em parceria com o Sebrae, estimularam o ecossistema de inovação e empreendedorismo, sendo a Profit Carbo a vencedora da maratona. Três hackathons também foram realizados, com desafios propostos pelo Viva Center Norte, Unilever e GWM, sendo vencedoras as equipes Rec 081, Corrente do Bem e Menos é Mais Devs, respectivamente.

Próximas Edições da Campus Party

A Campus Party já tem próximas edições programadas para Recife em setembro, Manaus em outubro e Goiás em novembro. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Parceiros e Patrocinadores

A Campus Party Brasil contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e São Paulo Negócios, além de parceiros como Sebrae, GWM, Loterias Caixa, Cidade Center Norte, Petrobras, 4events, 3 Corações, Garagem Unilever, NVídia, MSI, Senac, RNP e Mega Telecom.

A Campus Party continua a ser um marco na promoção de um futuro mais inclusivo e tecnológico, consolidando-se como a maior experiência tecnológica do mundo em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo.

Continue acompanhando o Mestre para novidades do universo da tecnologia, cultura pop e muito mais.

Mais conteúdo

© 2024. O Mestre da HQ / Em memória de Juarez Mariano