Primeira edição da gamescom latam conta com grandes lançamentos, dentre eles Metaphor: ReFantazio, Luigi’s Mansion 2 HD e mais

Compartilhe isso:

A gamescom latam abriu as portas ontem (26), para colaboradores, criadores de conteúdo e imprensa. Através desse primeiro contato, diversos comunicadores puderam experienciar as interações dos estandes e testar os jogos que estarão disponíveis a partir de hoje (27) para o público geral. A equipe do Mestre da HQ esteve presente na cobertura e traz as primeiras impressões e expectativas para os demais dias. 

Durante toda divulgação do evento foi possível notar a preocupação da organização em deixar claro que o BIG Festival (Best Internacional Games Festival) não seria apagado, mas sim agregado à gamescom latam. Isso ficou claro na abertura do evento que mostrou ter muito do “DNA” do BIG, por se tratar de um espaço que conta com nomes de peso da indústria, como Ubisoft, Epic Games, Nintendo, IDXbox, mas que também prestigia o desenvolvimento de jogos alternativos. 

O evento abre espaço para marcas já conhecidas do mercado nacional como a Tec-Toy (conhecida por representar a SEGA através dos consoles Master System e Mega Drive.) e também para estúdios e jogos independentes de todo mundo, como a Finlandesa Mureena responsável pelo desenvolvimento de Bionic Bay, Spiral Up Games de Singapura que produziu Back to the dawn, a brasileira Garoa Studios que concorre a premiação do BIG com o jogo Astro Pig na categoria melhor game brasileiro, além de diversos outros estúdios.

No estande da Tec-Toy é possível experimentar em primeira mão o PC portátil Zeenix, futuro lançamento que marca a volta da saudosa empresa brasileira e promete rivalizar com dispositivos similares como Steam Deck e ROG Ally. Entre os 11 jogos disponíveis, está Damned 2 – jogo multiplayer assimétrico (4VS1) de terror que ainda não possui data de lançamento.

Um dos maiores estandes dessa edição é o da Nintendo que conta com Meet and Greet com o Mario e Luigi, diversos brindes e jogos disponíveis para os visitantes se divertirem. Títulos conhecidos da marca como Mario Kart 8 Deluxe, o recente lançamento princess peach: showtime e a versão inédita de Luigi’s Mansion 2 HD lançado na data desta matéria estarão disponíveis para teste durante todo o evento. 

A publisher Ubisoft traz painéis decorados com algumas de suas franquias para que os fãs possam tirar fotos. Além disso, a Predator Acer disponibiliza um espaço dedicado ao jogo multiplayer Xdefiant, onde fãs podem disputar partidas e ganhar brindes.

Ao lado do setor das publishers é possível ter visão da tirolesa montada no estande do BB (Banco do Brasil), onde a fila para acessar a interação é simplesmente um tabuleiro humano com marcações no chão que pode premiar aleatoriamente os visitantes na fila. 

O espaço dedicado ao BIG Festival possui diversos games independentes que podem ser testados pelo público, uma grande “avenida” que inclui todos os jogos finalistas da premiação. Também tem um espaço onde os visitantes podem votar em seu jogo favorito. 

Nos setores nomeados como panorama consoles e panorama mundo, estão diversos jogos para serem testados, dentre eles Final Fantasy VII Rebirth, Shin Megami Tensei V: Vengeance e Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia. Mas um dos maiores destaques é o jogo da SEGA, Metaphor: ReFantazio, que possui ótima gameplay e design muito bonito (lembrando muito a estética da série Persona) e está previsto para lançar ainda no segundo semestre desse ano e que já pode ser testado durante a feira. 

A gamescom latam é um espaço que promove o contato de publishers e desenvolvedores renomados com as boas ideias vindas do mercado independente e latino-americano. Ao mesmo tempo que negócios podem ser feitos na área reservada ao bussines, o público amante de jogos eletrônicos celebra com seus games e criadores de conteúdo favoritos, podendo ainda ter a possibilidade de testar títulos inéditos. 

A frase que melhor define o que é a gamescom latam foi dita na abertura do evento ao vivo pelo seu CEO, Gustavo Steinberg – “…É um evento da indústria, para o público final, para o criador, mas acima de tudo é um evento de criação….”. A fala resume bem o que é o evento, uma grande feira que fomenta o mercado principalmente do hemisfério sul e reúne consumidores, comunicadores, desenvolvedores e investimentos. 

Existem ainda 3 palcos chamados de Journey 1, 2 e 3 onde palestras sobre o mercado de jogos e espetáculos ao público se intercalam na programação durante todos os dias do evento. Os palcos não são muito grandes, mas possuem ótima estrutura. Para mais informações acesse a programação no site. 

A gamescom latam acontece entre os dias 27 à 30 de junho na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900. A primeira edição deve contar com cerca de mil influencers, mais de 400 games para jogar, além de programações especiais em cada dia de evento. 

Para saber mais novidades do evento continue seguindo o Mestre.

Mais conteúdo

© 2024. O Mestre da HQ / Em memória de Juarez Mariano