Jabuti Acadêmico

Prêmio Jabuti Acadêmico | Inscrições abertas para 2026 com regras sobre IA e novidades internacionais

Compartilhe isso:

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta-feira (29) a abertura das inscrições para a 3ª edição do Jabuti Acadêmico, a vertente da premiação mais tradicional da literatura brasileira que foca em quem produz ciência, técnica e educação.

Criado em 2024, o Jabuti Acadêmico já se consolidou como o “Oscar da Ciência” no Brasil. E para 2026, as regras trazem atualizações que refletem as mudanças do nosso tempo, inclusive o polêmico uso de tecnologias digitais.

Sem espaço para robôs: O veto à IA

Em um momento em que a inteligência artificial domina as discussões de Hollywood ao mundo dos games, a CBL mandou um recado claro: tarefas autorais devem ser humanas. O regulamento reforça que não serão aceitas obras que tenham utilizado ferramentas de IA em funções de autoria. Se o uso for identificado sem declaração expressa ou de forma indevida, a desclassificação é automática. É a ciência prezando pelo fator humano e pela originalidade acadêmica.

Fronteiras abertas e o fator “Clássico”

Uma das grandes novidades desta edição é a flexibilização para autores internacionais. Agora, estrangeiros não residentes no Brasil podem participar, desde que em obras coletivas e respeitando o limite de 30% da autoria da coletânea. É o conhecimento brasileiro se conectando ainda mais com o resto do mundo.

Além disso, a categoria Livro Acadêmico Clássico mudou de regra. Para ser considerada um clássico nesta edição, a obra precisa ter, no mínimo, 15 anos de circulação. E o melhor: você pode participar! A consulta pública para indicação dessas obras já está aberta e vai até o dia 27 de fevereiro.

O que você precisa saber para participar

Se você tem aquele projeto acadêmico que saiu do papel em 2025 ou conhece alguém que produziu um material incrível, aqui estão os dados técnicos:

  • Prazo: Inscrições abertas até 19 de março de 2026 (às 18h).

  • Desconto: Quem se inscrever até 27 de fevereiro garante um preço especial.

  • Categorias: São 30 categorias no total, divididas entre “Ciência e Cultura” (como Medicina, História, Direito e até Astronomia) e “Prêmios Especiais” (Tradução, Divulgação Científica e Ilustração/Infografia).

  • Requisitos: Livros em língua portuguesa, publicados em 1ª edição em 2025, com ISBN e Ficha Catalográfica brasileira.

  • Premiação: Os grandes vencedores levam a desejada estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.

Nova liderança na curadoria

A edição de 2026 marca também a chegada de Nina Beatriz Stocco Ranieri como curadora. Professora titular da USP e especialista em Direito à Educação, ela assume o posto que foi do físico Marcelo Knobel. O objetivo continua o mesmo: tirar o conhecimento de dentro das universidades e mostrar para o grande público que a ciência brasileira é vibrante e essencial.

Para conferir o regulamento completo e fazer sua inscrição, basta acessar o site oficial: www.premiojabuti.com.br/academico.

Continue acompanhando o Mestre para mais novidades.

Mais conteúdo

© 2024. O Mestre da HQ / Em memória de Juarez Mariano