Ficha Técnica
- Título: Blackout
- Autoras: Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
- Editora: Seguinte
- Número de páginas: 272
Sinopse
Seis autoras extraordinárias. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre ― mas acaba sendo brilhante.
Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar… Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas. Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.
Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança, mesmo quando já não há mais luz.
Blackout
O livro começa durante um dia quente em Nova York, e no primeiro conto já somos apresentados ao blackout e aos protagonistas, que aparecem ao longo dos cinco atos do conto inicial. Durante esses atos, conhecemos os demais contos.
“A Longa Caminhada” – Tiffany D. Jackson
No conto de Tiffany D. Jackson, conhecemos mais sobre o conturbado relacionamento de Tam e Kareem. Separados há meses, ambos ainda carregam mágoas e ressentimentos do término. Quando um calor extremo causa um blackout, eles decidem embarcar juntos para o Brooklyn, onde acontecerá uma festa. A longa caminhada até lá é o palco perfeito para reflexões, diálogos intensos e, claro, um toque de drama entre ex-namorados.
*”É louco pra mim saber que sou um dos dez melhores jogadores do estado e constantemente sinto como se nada disso fosse de verdade. Como se a qualquer momento alguém fosse descobrir o verdadeiro eu. Aí fico bugado pensando qual seria o problema nisso.”*
“Sem Máscara” – Nic Stone
Nic Stone nos apresenta Jacorey “JJ” Harding Jr. e Tremaine Wright, dois antigos colegas de escola que compartilham uma relação repleta de nuances. JJ, que pode estar escondendo sentimentos mais profundos por Tremaine, relembra momentos do passado enquanto ambos enfrentam o presente: presos dentro de um trem em meio ao apagão que tomou conta da cidade. A narrativa intercala flashbacks e tensões emocionais, revelando as camadas da amizade – ou algo além dela.
“Feitas para se encaixar” – Ashley Woodfolk
No terceiro conto, Nella e Joss se encontram em um asilo, um lugar inesperado para o início de uma conexão. Nella está lá para visitar o avô, enquanto Joss, acompanhada de seu cachorro terapeuta Ziggy, é uma visitante frequente. Com o coração partido, Nella encontra em Joss uma confidente, compartilhando seus dilemas e desilusões enquanto tentam lidar com as reviravoltas da vida.
“Afinal, se alguém com quem fiquei por meses pôde me dispensar tão fácil, pra que ligar se uma garota bonita que acabei de conhecer acha que sou uma pretendente interessante?”
“Todas as grandes histórias de amor… e pó” – Dhonielle Clayton
Dhonielle Clayton nos apresenta Lana e Tristán, amigos de infância que compartilham uma dinâmica doce e envolvente de “friends-to-lovers.” A história se desenrola dentro de uma biblioteca, onde ambos procuram um livro essencial para resolver uma aposta antes de seguirem para a tão aguardada festa no Brooklyn. Entre risadas e pequenos gestos de carinho, o conto explora a transição sutil da amizade para o amor.
“Sem dormir até o Brooklyn” – Angie Thomas
Angie Thomas aborda uma situação mais complexa, envolvendo quatro personagens: Kayla, Tre’Shawn, Jazmyn e Micah. Kayla e Tre’Shawn, namorados há muito tempo, enfrentam incertezas sobre o futuro da relação. Enquanto isso, Jazmyn e Micah entram na equação, adicionando novos elementos a essa dinâmica. Presos em um ônibus turístico durante o blackout, os quatro precisam lidar com sentimentos confusos e tensões crescentes. É uma história repleta de surpresas que só podem ser descobertas lendo.
“Seymour & Grace” – Nicola Yoon
O último conto nos leva ao encontro de Seymour e Grace, conectados por acaso através de um aplicativo de caronas. Grace está determinada a chegar à festa no Brooklyn para provar ao ex que está bem, enquanto Seymour, o motorista, acaba sendo o inesperado companheiro de suas divagações filosóficas ao longo do caminho. Entre conversas profundas e momentos leves, a jornada se transforma em algo muito maior do que apenas uma corrida de carro.
Minhas considerações
Eu poderia começar dizendo que esse livro é um típico clichê cheio de coisas previsíveis, mas eu gosto de clichê e não foi o caso desse aqui. Com vários contos que acompanhamos ao decorrer da obra, o livro se passa no mesmo ambiente e na mesma noite de blackout em Nova York, criando uma conexão entre si. Dos seis contos, posso falar de dois que gostei, mas vamos deixar clara a palavra “gostei.” É basicamente: “olha, esses aqui são interessantes para ler.”
Como um todo, é mais do mesmo e sem muitas emoções. Não dá para se aprofundar em nada e nem se sentir conectada com os protagonistas.
Continue acompanhando o Mestre para mais novidades.