Skull and Bones jogada de Mestre 2

JogadaDeMestre #02 | Skull and Bones (Review)

Compartilhe isso:

Se tornar o pirata mais infame de todos, construir sua frota de navios, saquear para ter mais riquezas e muito mais? Bom, é isso que você esperaria de um jogo que se propõe a te dar a experiência de viver como um pirata, mas será que Skull and Bones acertou nessa missão? A resposta é sim

O Jogo

Ubisoft has an “improved” version of 'Skull & Bones' that will get fans  excited, skull and bones - thirstymag.com

Em 2018, a Ubisoft anunciou Skull and Bones, um jogo que claramente nasceu de inspirações de “Assassins Creed IV: Black Flag”, tendo suas batalhas navais como foco principal. Com o passar do tempo, o jogo se distanciou um pouco dessa premissa e acabou adicionando outras funcionalidades buscando tornar o jogo mais dinâmico. Batalhas online ( Sim, você pode não só lutar com inimigos, “bots” ,como pode ter também aquele X1 com os players no mundo), administração do seu inventário/depósito ( até porque o navio não tem um espaço infinito, não é verdade) e liberdade pra escolher o que quer fazer no mundo,  essas são algumas funções adicionais do game.

Lançado em  fevereiro deste ano, Skull and Bones te dá certa liberdade para poder ir e vir, crescer com suas próprias pernas, literalmente escolhendo o seu destino ( até mesmo escolhendo a missão que quer ou não fazer). No entanto, no que diz respeito a missões em terra, ele fica devendo, pois você pode até ir em um ferreiro e fazer canhões para batalha naval, ou dar uma passadinha em um construtor e carpinteiro para construir seus navios, pegar missões de contrabando para cima e para baixo ( que aqui chamam de contratos), mas você não batalha em terra, apesar de muitas vezes o seu personagem ter uma garrucha inclusa como parte de sua vestimenta.

“Pera aí, Léo, você tá me dizendo que eu só fico em terra firme para “melhorar” meu barco e pegar missões para o alto mar?” Sim, até dá pra cozinhar sua comida, colocar seus saques em depósitos e por aquela roupa maneira de capitão (risos), mas, basicamente, é só isso mesmo, o que acaba deixando o jogo monótono, às vezes.

Você faz a sua História

Queres jogar a Beta de Skull and Bones? Eis as datas e horários |  Eurogamer.pt

O jogo não tem um modo campanha( e a maioria das pessoas já sabem  disso), pois seu foco não é em narrativa. Os criadores queriam deixar o jogo em aberto para que o usuário ou player, como preferir, pudessem escolher o melhor caminho a se seguir. “Então, você tá me dizendo que não tem história?” alto lá, bravo guerreiro do mar, eu sei que a maioria gostaria de ser um “Luffy do chapéu de palha” em Skull and Bones, seguindo uma narrativa linear com começo, meio e fim, mas apesar de não ter isso, história você tem de sobra.

As coisas acontecem em sua volta no Oceano Índico. O início do tutorial te joga no meio de uma batalha naval sem precedentes, onde o capitão de um navio tenta de todas as formas levar seu contrabando e mercadoria ao dito “rei da pirataria”, um pirata bastante conhecido e respeitado naquela época. Esse navio naufraga, e então é aí que você cria o seu personagem, a partir daí você escuta declarações dos NPCs, lê diários caídos em navios, mapas, anotações e etc. A sensação que fica é que tudo isso tem como função te ensinar a história e explicar o mundo no qual você está inserido.

Apesar de claramente o foco do jogo não ser “ter uma campanha”, acredito que falta de tê-la prejudicou Skull and Bones. Levando em conta todo o trabalho que tiveram, como por exemplo, de inserir canções piratas e todo tipo de ação da pirataria em alto mar , os jogadores podem acabar enjoando, e com isso diminuir o tempo de vida do game

Gráfico e gameplay

Skull and Bones já possui data de lançamento, aponta site - Game Arena

O mundo de Skull and Bones é bem detalhado se tratando do ambiente do game, por exemplo, as paisagens são bonitas, as praias, as árvores e os navios naufragados foram bem feitos, nota-se que houve um cuidado ao criar o mundo de S&B, para que ele fosse o mais fiel possível ao mundo real. Contudo, por mais que a intenção de fazer algo belo estivesse impregnada na equipe de desenvolvimento, o jogo não deixou de apresentar bugs esquisitos em sua jogabilidade e gráfico de personagens.

Nas missões em terra, por exemplo, o controle e o andar do personagem são um tanto estranhos, muitas vezes até meio travada o que torna a experiência de andar grotesca e complicada até mesmo para ações simples como falar com um contratante. Outro ponto estranho e são as expressões dos personagens, NPCs, que parecem não terem sido finalizados ou estarem mal renderizados e apresentam bugs. Sabemos que nenhum jogo está livre de ter defeitos como esses, entretanto, pelo preço cheio, você espera algo mais polido em todos âmbitos dele.

Skull and Bones - Nunca foi tão aborrecido ser pirata | Eurogamer.pt

Já a gameplay no mar é diferente. Levando em conta que Skull and Bones tem essa parte como seu foco principal, aqui o jogo tende a ser mais divertido. Com uma forma iniciamente desafiadora de velejar com seu barco, você tende a sofrer um pouco com alguns acidentes, mas assim que pega o jeito tira o resto de letra. É aqui também que você luta contra outras facções piratas, navios da marinha britânica e tem que dar conta de sobreviver, afundando-os ou saqueando-os, essa parte é verdadeiramente divertida, mas se tivesse ações ou luta dentro do barco inimigo acredito que seria muito mais interessante.

Os conflitos com inimigos por muitas vezes podem ser pesados, como contra vilarejos e fortalezas, mas jogando online você pode chamar amigos para se aliar a você dentro de um servidor mundial de até 20 pessoas. Acompanhado de ajuda o jogo se torna mais divertido e pode te dar mais recompensas.

Bônus

A localização do game está de parabéns. O trabalho de dublagem dele, ao menos para o Pt-br, está muito bem feito, você consegue distiguir cada nacionalidade dos personagens pelos sotaques, ainda que estejam falando em português, então ponto para Ubisoft e para o estudio que dublou.

Conclusão

Se você gosta de jogos que demandam tempo para fazer missões e evoluir, que te dão liberdade para escolher o que fazer e a forma como crescer, pode ir sem medo, Skull and Bones é para você. Se busca um jogo com uma boa experiência Co-op, onde você pode ter “companheiros”, fazer aquelas alianças piratas e se divertir com seus amigos você encontrará aqui. Apesar disso, para um jogo que tem um preço consideravelmente alto no Brasil, ele deixa a desejar em algumas áreas que não deveria. Portanto, tendo em vista todos os pontos abordados até aqui, apesar dos problemas , digo que Skull and Bones vale a gameplay.

NOTA: 7,0 / 10


O Mestre da HQ agradece a Ubisoft e a Drone Comunicação por ceder o jogo completo para teste e Review!
Se quiser ler mais reviews de games fique ligado aqui no Mestre!

Mais conteúdo

© 2023. O Mestre da HQ / Em memória de Juarez Mariano