A revelação foi feita pelo diretor que deixou a produção.
Matthew Vaughn (Kingsman: Serviço Secreto), iria dirigir o capítulo final da primeira trilogia dos mutantes, X-Men 3: O Confronto Final. O diretor, que pediu demissão na época, revelou o motivo durante a New York Comic-Con 2023 (via ComicBook). Vaughn disse que um executivo da Fox enviou um roteiro falso para que Halle Berry assinasse o contrato para retornar ao papel da Tempestade.
“Uma das principais razões pela qual eu me demiti de X-Men 3, e isso é uma história verdadeira, e eu não importo se isso é algo que não devo dizer, mas Hollywood é realmente política de uma forma estranha. Eu entrei no escritório de um dos executivos e vi um roteiro do filme. Imediatamente eu percebi que o roteiro era mais gordo do que aquele que eu havia recebido. Eu perguntei o que era aquilo e se era algum rascunho, e ele disse ‘Não se preocupe com isso’. Mas eu era o diretor, é claro que eu me preocuparia”, contou o diretor.
Com a recusa do executivo de mostrar para Vaughn, ele pegou o roteiro de cima da mesa sem permissão.
“Ele não ia me dizer o que era aquele roteiro, então eu peguei ele. Foi um momento meio louco, mas eu peguei. Abri a primeira página e dizia ‘África, Tempestade. Crianças morrendo sem água. Ela cria uma tempestade e salva todas elas’. Eu pensei ‘Oh, até que isso é legal!'”.
Foi nesse momento que o executivo contou para o diretor o plano do estúdio. Halle Berry ainda não tinha assinado o contrato, então eles incluíram essa cena para que a atriz concordasse em aparecer no filme. Porém, após o acordo estar fechado, eles descartariam a cena. Com isso, Vaughn saiu da direção de X-Men 3.
“Eles disseram que era o ‘roteiro de Halle Berry’, porque ela ainda não tinha assinado o contrato. Quando ela conseguisse o que ela queria e fechasse o acordo, eles iriam jogar o roteiro no lixo. Eu pensei ‘Vocês estão fazendo isso com uma vencedora do Oscar, que interpreta a Tempestade? Estou fora'”.
X-Men 3: O Confronto Final foi lançado em 2006, com direção de Brett Ratner. Apesar de ter conseguido boa bilheteria, o longa é considerado uma das piores adaptações dos mutantes. Matthew Vaughn voltou para iniciar a segunda trilogia dos heróis, com X-Men: Primeira Classe em 2011.
Fiquem ligados no Mestre para mais informações!