JOGADA DE MESTRE Prince of Persia: The Lost Crown

JogadaDeMestre #01 | Prince of Persia: The Lost Crown (Review)

Compartilhe isso:

Anos após o The Forgotten Sands, de 2010, a Ubisoft retorna com maestria trazendo Prince of Persia: The Lost Crown para os consoles, dando a franquia um novo futuro.

“Explorar catacumbas desconhecidas atrás de itens, combater zumbis e entidades malignas, combos alucinantes e ficar mais forte a cada batalha ganhando os poderes do tempo”— essa seria a descrição perfeita para Prince of Persia: The Lost Crown! O novo jogo da famosa franquia da Ubisoft traz de volta toda a beleza da pérsia, envolta em uma história cheia de mistérios e aventura,  fazendo com que você, jogador, perca algumas horas da sua vida sem nem senti-las passando. bom, talvez esse seja mesmo o poder das “areias do tempo”. ( Desculpe o trocadilho, mas não tive escolha )

Ubisoft anuncia Prince of Persia: The Lost Crown

O game e a franquia de Prince of Persia

Como dito antes, a franquia de jogos do Príncipe da Pérsia estava parada durante muitos anos e, é claro, houve jogos mobile, adaptações diversas, remakes durante esse longo hiato de 14 anos, no entanto, nada que realmente valesse a pena jogar. O novo game chega com uma mecânica de jogo de plataforma Metroidvania, que faz os entusiastas deste estilo BEM MAIS felizes! (UHUUU)

Mapa prince of persia

Com um mapa colossal, você, com toda a certeza  vai perder muito do seu tempo E VAI GOSTAR DISSO. Não, não estou brincando, você criará mini desafios em sua própria mente, tentando explorar cada centímetro possível do espaço só para poder liberar mais do mapa. (Aqui uma nota do autor: se você tem algum tipo de TOC como eu, acredite, você não vai descansar até liberar todas as áreas possíveis no game, isto é, se os seus poderes assim permitirem hahaha)

Além disso, The Lost Crown também traz referências aos antigos títulos da franquia, o que torna tudo mais interessante, porque traz movimentos, elementos da história, golpes e até mesmo aquele “parkour” característico dos Prince of Persia em 3D que estamos acostumados, melhorando muito a jogabilidade

.Prince Of Persia: The Lost Crown is so much better than it looks, prince persia - hpnonline.org

O fato de ser um jogo em “2.5 D”, nos faz lembrar até de algumas adaptações, como o  Prince of Persia Classic de 2007, jogo criado pela ubisoft em parceria com a gameloft usando a história do clássico sands of time. Acredito que essas escolhas não foram mera coincidência e sim uma homenagem, pois lembram muito os primeiros jogos da franquia de 89 em diante.

Mapa prince of persia

A História

Prince of Persia: The Lost Crown ganha gameplay comentado | Blog Tertz

Prince of Persia: The Lost Crown traz uma história totalmente nova. Desta vez, você é Sargon um jovem garoto/guerreiro que cresceu nas ruas da Persia e foi “adotado” pelos sete imortais ( Os guerreiros mais poderosos da Pérsia).

Ainda no início do game, algumas cenas mostram um certo conflito, onde os soldados do reino estão prestes a perder a batalha, quando surgem os “imortais” na luta para “salvar o dia” e acabam por vencer o confronto sozinhos de forma heróica.

Sargon derrota o líder do exército inimigo e por isso é condecorado pela rainha da Pérsia, Thomyris.  Esta primeira parte da história serve como um tipo de tutorial de gameplay, ou seja, não apresenta grande dificuldade e te ensina a usar os comandos básicos.

Durante a condecoração de Sargan, príncipe Ghassan o cumprimenta e ali se tornam amigos, em um clima de união e respeito mútuo.  Em seguida, o imortal fala com sua mentora mais antiga, Anahita, que o lembra da importância de ser humilde em momentos como esse. ” O que há na ponta da sua espada?”

Análise: Prince of Persia: The Lost Crown (Multi) reúne com sucesso o que há de melhor nos metroidvanias - GameBlast

No entanto, enquanto os heróis comemoravam a vitoriosa batalha, o príncipe é sequestrado e levado para o Monte Qaf. Vou evitar dizer quem é o culpado por trás do sequestro, porém, acredite, a história a partir deste ponto só fica mais interessante. Com diversos plot twists, e uma busca por autoconhecimento e aprendizado, Sargon se verá de frente pra diversas questões, até mesmo em lutas contra ele mesmo que o farão entender melhor o “seu lugar” e seu caminho como um guerreiro.

Particularmente, achei a história simples, às vezes, até previsível em certo ponto, mas em momento algum isso tornou o jogo menos interssante ou me fez tirar os olhos da tela, ou do meu momento de diversão!

 

Os Gráficos e trilha sonora

Prince of Persia : The Lost Crown ganha trailer com detalhes da jogabilidade antes da demo - Tudocelular.com“Mas pera ai, Léo, tendo em vista o que disse até aqui, você vai falar que um jogo em 2.5D tem gráficos excelentes?” A resposta é: Sim! Não só tem excelentes gráficos para um jogo simples de plataforma, como o a direção de arte não deixou nem um pouco a desejar, com excelentes cenários, em um mapa que é, novamente, colossal, fica muito difícil não admirar o trabalho dos game designers nesse jogo. As animações dos golpes são fora de série, porém gostaria de destacar que os trechos animados das lutas com efeitos especiais e cinemáticas trazem um gostinho de felicidade a mais, e tornam o jogo ainda mais divertido, bonito e dinâmico.

Os diálogos de Prince of Persia: The Lost Crown transitam entre cinemáticas e trechos com “balões/tarjas” de fala, o que deixa o jogo mais rápido e fluído.

A trilha sonora por outro lado, apesar de não apresentar defeito, também não traz lá muitas novidades e acaba por ser um tanto genérica com músicas que tentam emular o ambiente da antiga pérsia, síria e por aí vai. É quase uma trilha de Aladdin em alguns momentos, mas isso de forma alguma torna o game menos interessante já que o foco dele é exploração e gameplay.

Conclusão

Para concluir, Prince of Persia: The Lost Crown é sem sombra de dúvida um acerto da Ubisoft na franquia e pode crescer com novos títulos a partir desse. Com uma jogabilidade fluída, ótimos combos, mapas gigantes e uma história que te prende do início ao fim, o jogo cumpre o prometido que é te divertir! Se você leu até aqui e se interessa por esse tipo de game, saiba que uma excelente aventura e jogatina lhe esperam em The Lost Crown.

 


 

O Mestre da HQ agradece a Ubisoft e a Drone comunicação por ceder o código de acesso do jogo completo para o nosso review no quadro #JOGADADEMESTRE, sem vocês não seria possível!

 

 

 

 

Mais conteúdo

© 2023. O Mestre da HQ / Em memória de Juarez Mariano