30 de Janeiro | Dia do Quadrinho Nacional

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos ou Dia do Quadrinho Nacional é comemorado anualmente em 30 de janeiro.

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Tuitar isso
Share on whatsapp
Enviar no Whatsapp

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos ou Dia do Quadrinho Nacional é comemorado anualmente em 30 de janeiro.

Origem do Dia do Quadrinho Nacional

A razão para a escolha desta data está no fato de ter sido publicada em 30 de janeiro de 1869 a primeira história em quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, autoria do cartunista Angelo Agostini.

A partir de 1984, ficou instituído, através da “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” (AQC-ESP), que todo o dia 30 de janeiro se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem ao trabalho de Agostini.

(Alguns) Quadrinhos Nacionais Para Ler em 2019

O mercado nacional de quadrinhos é muito rico de conteúdo. Não faltam histórias dos mais variados assuntos e gêneros. De zines a graphic novels, existe uma infinidade de lançamentos todas as semanas.

Listamos aqui, três HQs que você pode conhecer esse ano:

LANÇAMENTO de Polaroid, de Aline Zouvi

Polaroid narra a viagem de um casal de mulheres para Dublin, na Irlanda. A narrativa é construída a partir das fotos que elas tiram e suas impressões sobre a cidade e sobre si mesmas. As fotos, desenhadas, ficam no limbo entre o registro exato e instantâneo de um momento e o refazer da memória a partir do traço e da reflexão sobre o percurso das duas mulheres. Esta sequência foi elaborada ao longo do inktober de 2018.
Aline Zouvi fez mestrado sobre as obras de Alison Bechdel. Colabora com o site Balbúrdia e faz cartuns para a Folha de São Paulo. Publicou Síncope (2017, vencedor do Dente de Ouro 2018 e finalista do HQMix) e Óleo sobre Tela (UgraPress, 2018).
O zine será lançado no dia 31, na loja da Ugra (Editora), para mais informações, clique aqui.

As Empoderadas, Germana Viana

Uma mãe de família, uma jovem nerd e uma quarentona baladeira… O que une essa amizade improvável?
SUPERPODERES!
Daniela, Li e Fabíola são AS EMPODERADAS! E sim, elas adorariam que a imprensa tivesse criado um nome menos cafona pra elas.
Uma misteriosa tempestade solar provoca o surgimento de superpoderes em diversas pessoas do Brasil e do mundo. Entre elas estão Li, Dani e Fabi, que terminam se tornando amigas e, por influência das filhas de Dani, decidem fazer algo mais com seus superpoderes. Mas como nem só de resgate de cachorrinhos é a vida de um super-herói, surge uma ameaça que talvez seja grande demais para elas.
Escrito e desenhado em 2016 por Germana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço Vols. 1 e 2), As Empoderadas foi lançado originalmente na plataforma Social Comics e foi premiado na categoria Melhor Webquadrinhos de 2017 pelo HQMIX. Para comprar, clique aqui.

Reino Vazio, Claudio Alves, Daniel Alves, Thiago Ribeiro

O reino está vazio. Todos os animais desapareceram de uma hora para outra. Estamos sozinhos. Será esse o primeiro passo para o fim dos tempos ou uma nova era se aproxima? Seremos capazes de sobreviver a esse cenário? Nesta edição, tem início a maior tragédia que poderíamos sofrer. HQ vencedora do ProAc 2017. Para comprar, clique aqui.

Versão "Rise" 5.0.1 beta - Crafted with ❤ by @mattzbarbosa
© 2018. O Mestre da HQ - O seu portal de conteúdo Geek