Quem é o Lanterna Verde de Liga da Justiça?

Liga da Justiça estreou, e uma das muitas perguntas que corriam entre os fãs, era se havia um Lanterna Verde no filme. Sim! Temos um Lanterna. Contudo, ele aparece muito pouco – nos flashbacks da batalha contra Steppenwolf, junto com humanos, amazonas, atlantes e deuses. Mas dá aquele gostinho bom poder ver um protetor do Setor 2814, e ficar ainda mais ansioso por um filme da Tropa dos Lanternas Verdes.

O Lanterna Verde do filme não é humano. É um Lanterna que viveu há muitos anos. Seu nome é Yalan Gur. O maior Lanterna Verde da sua época. Ele apareceu pela primeira vez em Green Lantern #19, em dezembro de 1991.

Nos quadrinhos Yalan Gur viveu no século X. E naquela época quase foi morto em combate por um monstro amarelo. Temendo perder seu melhor guerreiro, os Guardiões do Universo removeram a impureza amarela de seu anel. Sem fraquezas para serem exploradas, Yalan Gur foi corrompido pelo poder, se transformando em um vilão conquistador. Achando-se infalível, o Lanterna queria moldar o seu setor como bem quisesse. Ele começou a temer o desenvolvimento da civilização terrestre, e então passou a aterrorizar os povos da China. Os chineses tentaram, com ferramentas de madeiras, pará-lo. Porém, eram inúteis contra Yalan Gur.

Os Guardiões, então, numa tentativa de ensinar a Yalan um pouco de humildade, mudaram a composição de seu anel e da bateria energética. O anel agora era vulnerável à madeira do mais humilde dos camponeses. Quando percebeu que seus ferimentos não mais se curavam, a multidão enfurecida o atacou unânime com madeira; ele tentou voar para o alto, mas mortalmente ferido, caiu novamente, queimando-se na reentrada, como um meteoro verde. Nesse momento, seu corpo em chamas fundiu-se com o Coração Estelar, dando origem à futura Chama Verde que comporia o anel e a bateria de Alan Scott – o primeiro Lanterna Verde humano (na Era de Ouro).

No filme, não sabemos sua história, mas ela deve ter sido alterada; já que o Lanterna é morto por Steppenwolf, e seu anel sai a procura de um sucessor. Abin Sur talvez? Quem sabe! Temos que esperar por mais informações sobre o filme da Tropa dos Lanternas Verdes, que atualmente está agendado para 2020, sem mais nenhuma informação.

Yalan Gur foi criado por Gerard Jones, Mark Bright, Joe Staton e Martin Nodell.