Quando o Mundo POP e a Biologia se encontram

COMPARTILHAR
TUÍTE ISSO AGORA
ENVIE NO WHATSAPP

GALERA!

Aqui quem escreve é Luciano Vaz, um dos redatores do O Mestre da HQ! Tudo bem com vocês? Eu não costumo escrever muitas colunas por aqui, mas preciso repassar algo à vocês…

Então, para quem me conhece e me segue nas redes sociais, sabe a minha paixão pela Cultura Pop e pela graduação mais linda desse planeta, chamada Biologia. Falta bem pouquinho mesmo para me formar e todo mundo sabe também a minha paixão pela área da Zoologia. Só que, além da Biologia ser perfeita, existe um ramo na mesma que une as minha duas maiores paixões em uma só: a Biologia Cultural.

Recentemente, conheci esse ramo da Biologia, através do Dr. Elidiomar Ribeiro da Silva, que é Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da UNIRIO, aqui no Rio de Janeiro, no qual também é responsável pelo Laboratório de Insetos Aquáticos (Sim, meu rapaz! Existem insetos aquáticos. Aliás, isso lembra um pouco de Pokémon, né? Pois é!) onde tive a honra de participar durante uma semana inteira de um minicurso sobre Zoologia Cultural na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais precisamente sobre Entomologia Cultural, área de Biologia, na qual foca no estudo de insetos. E nesse caso, insetos na Cultura Pop! Me apaixonei pelo assunto na primeira aula! Você ter a grande maioria dos ícones da Cultura Pop, sendo usado na matéria que você mais admira? Nesse momento, tive a certeza com o que quero trabalhar e me especializar para o resto da vida.

Pois bem! Logo após o termino da semana e consequentemente, ao termino do curso, o próprio Dr. Elidiomar nos informa que haveria uma Mostra de Biologia Cultural na Fundição Progresso (é um centro cultural e casa de espetáculos situado no bairro da Lapa, aqui no Rio de Janeiro), onde nós poderíamos preparar alguns resumos sobre Biologia Cultural e que alguns seriam escolhidos para que pudesse ser apresentado nessa primeira mostra. Não pensei duas vezes! Porém queria fazer algo diferente, então uni outra paixão minha (para quem me segue, sabe também disso) que é a NFL (National Football League) conhecido também como futebol americano.  Depois de alguns conversar com meu professor de Zoologia, Ricardo O’Reilly, na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), onde sou graduando e com uma amiga de graduação, chamada Jacqueline Monteiro, decidimos optar por usar o mascote do Baltimore Ravens, o corvo-americano, que tem toda uma ligação com o escritor e poeta Edgar Allan Poe, conhecido também por escrever o poema “O Corvo”. E assim nasceu o artigo: “National Football League: abordagem cultural do Corvus brachyrhynchos (Passeriformes: Corvidae) no Baltimore Ravens” e para nossa felicidade, nosso artigo foi um dos selecionados.

Chegando ao evento, me emocionei e me encantei mais ainda com a Biologia Cultural. Dezenas de artigos envolvendo ícones da nossa Cultura Pop e suas respectivas espécies sendo estudadas a fundo. Artigos relacionado às criaturas de Harry Potter, a relação entre as espécies dos nossos queridos Timão e Pumba, qual a relação entre as anêmonas e os peixes-palhaço de Procurando Nemo, entre muito outros! Conheci um mundo de onde não quero mais sair!

Enfim, escrevo esse artigo para lhes apresentar esse mundo mágico no qual agora estou inserido. Você que é biólogo, ou amante da Biologia, gosta de ciência, é nerd ou geek e apaixonado pela Cultura Pop, te aconselho a procurar mais pelo assunto. Tenho certeza que você vai se interessar muito!

E para finalizar! Você que é do Rio de Janeiro, te convido a participar do III Colóquio de Zoologia Cultural que ocorre no Auditório Macaco Tião, que se localiza no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (RioZoo), dentro da Quinta da Boa Vista, aqui em São Cristovão. O colóquio ocorrerá no dia 15 de setembro (sábado) à partir das 08 da manhã! Eu estarei lá cobrindo todo o evento para O Mestre da HQ e espero encontrar vocês por lá.

Fique agora com algumas fotos do que foi o evento da I Mostra de Biologia Cultural na Fundição Progresso:

Um forte abraço e EXCELSIOR!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Game XP lança vídeo e se posiciona como o maior evento de games do Brasil

Game XP lança vídeo e se posiciona como o maior evento de games do Brasil

Confira o calendário de filmes da Disney até 2021

Confira o calendário de filmes da Disney até 2021

Quando o Mundo POP e a Biologia se encontram

Quando o Mundo POP e a Biologia se encontram

Super Smash Bros. Ultimate terá edição limitada e com novidades

Super Smash Bros. Ultimate terá edição limitada e com novidades

NOSSO INSTAGRAM

v4.5-NewHorizon - crafted with ♡ by @mattzbarbosa
© 2018. O Mestre da HQ - Todos os direitos reservados